Perceba sua natureza transitória...

Desperte teu Sol Interno...

...e Siga a natureza silenciosa de teu coração.


MMSorge

Tradutor Universal


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Geometria Sagrada e a Estrutura da Música

Geometria Sagrada e a Estrutura da Música 


por Healer músico /
Ani Williams

Geometria Sagrada e a Estrutura da Música

Conta a lenda como a Orfeu foi dada uma lira de Apolo. Ao tocar sua lira, Orfeu produziu harmonias que se juntaram a toda a natureza em paz e alegria.

Inspirado por esta tradição órfica da música e da ciência, Pitágoras de Samos realizou talvez o primeiro experimento do mundo da física.

Arrancando cordas de comprimentos diferentes, Pitágoras descobriu que as vibrações do som ocorrem naturalmente em uma seqüência de tons inteiros ou notas que se repetem em um padrão de sete anos.

Como as sete naturais cores do arco-íris, a oitava de sete tons - na verdade, toda a Criação - é um canto da matriz de freqüências que pode ser experimentado como som, cor, matéria, e estados de consciência.

Essa correlação de som, matéria e consciência é importante. O físico de Stanford, William Tiller, provou que a consciência humana imprime o espaço e a matéria do universo. É nossa intenção que dá a direção e a qualidade de Criação.

Acredito que essa matriz da Criação está esperando por nós para que o som mais harmonioso acorde vibrando - o som do próprio universo em uma forma perfeita idealizada.

A música de formas atômicas

Os sólidos platônicos, formas básicas da Geometria Sagrada, são cinco de formas tridimensional  geométricas que todas as faces são iguais. E cada um sólido platônico representa um dos cinco elementos da criação, como segue:


  
1. Tetraedro - Fogo
2. Cube - Earth
3. Octaedro - Ar
4. Dodecaedro - Éter
5. Icosaedro - Água

Estes cinco sólidos platônicos compõem a dança alquímica dos elementos e da própria Criação. Minha introdução ao poder espiritual de som começou com uma experiência dessa verdade.

Isso aconteceu há muitos anos atrás, quando eu estava estudando com Michael Helios - que é para mim um assistente reencarnado da Atlântida. Hélios descobriu as proporções musicais e escalas de tons correspondentes a cada uma das formas platónicas. Ele deixou sintonizado seu teclado para freqüências específicas para atingir proporções exatas.

Durante suas apresentações, ele toca as escalas e geometrias de cada forma, sem revelar aos seus ouvintes qual a forma geométrica que ele estava brincando. Os participantes meditaram sobre cada peça que ele estava jogando e, em seguida descreveram, quais as formas tinham experimentado.

Os resultados foram extraordinários. Todos os sólidos platônicos foram corretamente percebidos, sentidos e "visto" em cada uma das cinco meditações musicais. Para mim como participante, esta foi a minha primeira experiência de perceber o poder de transmissão musical e seu potencial de criação especificamente para reutilização.

Este é exatamente o que os antigos místicos e cientistas sempre nos dizem!

O dodecaedro, o Universo, e a forma humana


Quando Michael Helios tocou as suas cinco composições, eu estava mais profundamente afetada pelo dodecaedro. Esta forma pode ser vista como representante da ordem dos céus e também a mediação perfeita entre o infinito e do finito - a esfera e o cubo.

Então, vamos olhar mais de perto este como um exemplo das formas da geometria sagrada que permeiam a criação . Através de ver a simplicidade e a complexidade do dodecaedro em sua relação de forma e som, talvez possamos intuir o resto. E através da compreensão a nossa relação com o dodecaedro, talvez possamos começar a perceber o nosso lugar dentro da Canção Divina que é a Criação.

O dodecaedro é composto de doze faces pentagonais. Ele representa o quinto elemento sagrado, a potencialidade divina conhecida como "éter".

Considerando que o dodecaedro é composto por faces de cinco lados, é fascinante que os pesquisadores em física quântica, dos E.U. e França concluíram recentemente que, com base em medições de ondas cósmicas remanescentes do chamado "Big Bang", o universo em si é um Dodecaedro!

Além do fato de que existem cinco sólidos platônicos e cinco correspondentes elementos básicos da vida, pode ser mostrado que toda a raça humana se junta nestas mesmas proporções sagradas.

Para o corpo físico, com os braços e as pernas abertas, é revestido por um pentagrama, com o quinto ponto a estar no topo da cabeça e os órgãos reprodutivos no centro exato.

E cada um desses pontos também se relaciona com o número cinco: cinco dedos na extremidade de cada braço, cinco dedos em cada perna, e cinco vagas na cara. Além disso, cada um de nós possui cinco sentidos da percepção física.

Assim, a proporção média de Ouro do cosmos e templos do nosso corpo estão estreitamente alinhados com a harmonia musical da quinta.

Se podemos imaginar a forma do dodecaedro pentagonal, desta música que é o universo, juntamente com a geometria do pentagrama do corpo humano, encontramos inerente tanto uma parte divina e um potencial para a perfeição harmônica. O universo e a humanidade são geometrias a cantar. E nisso somos nós mesmos que encarnamos na geometria do cosmos!

Phi e da Quinta Musical

Para acompanhar esta discussão, primeiro precisamos saber que a média de Ouro e do Pentagrama estão intimamente relacionados. Para os ângulos das cinco faces de um pentagrama se encontram numa relação de exatamente 1,618 - a taxa média de Ouro, conhecida matematicamente como phi.

O quinto é o intervalo mais sagrado encontrado na música e tem um efeito poderoso sobre a harmonização do sistema energético humano. É o primeiro harmônico que soou por cordas dedilhadas, e é o que dá a nota de sua profundidade e beleza. Seu som sagrado é a marca do canto gregoriano. No fato mais divinamente inspirada música, incluindo música New Age e de culturas indígenas, é construído em torno do intervalo musical da quinta.

Esta conexão de geometria e música é bem indicada pelo Goethe, que disse: "arquitetura sagrada é música congelada". O mesmo é verdadeiro para a "arquitetura" do corpo humano.

Foi Pitágoras quem primeiro descreveu o intervalo de quinta que passou a ser universalmente reconhecida por sua beleza. "É uma expressão arquetípica da harmonia que a demonstra” encaixando "do microcosmo e macrocosmo, em um todo indissociável. O quinto é um som bonito, porque demonstra como o universo funciona.” [1]

E na construção, juntamente com os dos outros intervalos musicais, nos projetos de catedrais e templos, os arquitetos também estão a construir nos efeitos dos intervalos de musical em que as proporções sagradas são baseadas.

Estes efeitos, imediatamente sentidos como harmonioso, poderoso e centragem, podem ser experimentados em primeira mão, quando se entra numa catedral gótica ou um antigo templo egípcio. Estar tão dentro de um espaço nos ajuda a acessar outras dimensões da consciência.

É a mesma experiência que é alcançada através da escuta de música sacra.

O círculo de quintas e os Chakras

Ao aplicar os princípios de progressão para os harmônicos da quinta, vimos o círculo das quintas:

a seqüência musical que prefigura o relacionamento harmônico do sistema energético humano.

Para o círculo das quintas delineia o sistema de chakras do corpo humano.

Como sabemos, cada chacra é uma roda de fiar. Aqui, teremos também em conta que cada chakra é composto, em ambos som e cor, uma mandala literal de geometrias.

Os tons musicais e cores tradicionalmente associados com os chakras são: raiz C (vermelho), G (garganta) turquesa, barriga D () laranja, testa () índigo, E (plexo solar) amarela, a coroa B () magenta e F # (coração) verde.[2]

O entrelaçamento dos chakras que temos de aplicar-lhes o círculo das quintas representa um sistema mais complexo do que a progressão tradicional, linear. E é interessante notar que na cura de som, as conexões entre esses "harmônicos" chakra refletir uma forte correspondência entre as nossas questões.

Por exemplo, no Círculo de progressão quintos, o chakra da raiz (sexualidade, sobrevivência e dinheiro) está diretamente ligado ao chacra da garganta (nossa expressão, falando nossa verdade). E, por trabalhar com esses dois chakras, achamos que pode curar problemas de sobrevivência.

O círculo de quintas e a sequência de Fibonacci

No círculo de quintas que vemos de outra forma em que a escala musical está relacionada com a Geometria Sagrada, para a progressão musical é um paralelo exato com a sequência de Fibonacci.

Como sabemos, a sequência de Fibonacci começa com o número 1, e continua somando os dois números anteriores. Assim, o segundo número na seqüência também é 1, então 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144 e assim por diante. E um gráfico desta seqüência quase coincide exatamente com o gráfico em espiral da seqüência de Ouro. Um deles é finito, o infinito outros. "Como acima, assim abaixo".

Fibonnaci percebeu que a ramificação natural, a floração, e as formas em espiral na natureza seguem leis uniformes as mesmas encontradas em escalas musicais e por sua seqüência matematicamente prevê que todos os intervalos compõem os acordes da música.Geometria Sagrada e os cantos do nosso mundo

Platão, o descobridor do "platónico" sólidos, acreditava que a música era a mais forte das influências de toda a vida. Em seu tratado de Temaeus, Ele descreve a criação (vibracional-musical) numérica do universo físico e da alma que a anima. Ele convidou seus alunos para ativar os santuários e templos sagrados da Terra, com música sacra, empregando "coros perpétuos", a fim de fazer eco das harmonias do Coro Celestial.

A República de Platão descreve o cosmo como sendo realizado em conjunto por oito spinning (giros) “voltas", como uma roda gigante girando com oito tecelões femininos a soar o tecido da Criação. Cada uma das voltas contém um planeta. E em cada planeta é uma sereia que canta sua nota particular e emite sua cor específica.

No trabalho do astrônomo e místico alemão Johannes Kepler (1571-1630) centrado sobre os cinco sólidos platônicos, suas relações harmônicas e como essas formas correlacionadas com as órbitas planetárias e as frequências de som. Ele encontrou o tom musical dos planetas individuais, e as escalas musicais dos movimentos planetários. Como relatórios de Stephen Hawking, Kepler foi ainda capaz de determinar que "os quatro tipos de vozes são expressos nos planetas: soprano, contralto, tenor e baixo."

Ao encontrar a música do cosmos, Kepler mostrou que as formas de vida na Terra, seguem os mesmos princípios harmônicos como aquelas encontradas nas estrelas.


Temples of Sound - Templos do som

Conhecimentos semelhantes saíram da tradição hermética, que viu seu ressurgimento ocidental no início do segundo milênio. Durante este tempo, centenas de catedrais góticas eram construídas por toda a Europa, todas inspiradas por este conhecimento hermético Oriental que tinha acabado de ser redescoberto pela ordem mística conhecida como os Cavaleiros Templários.

Escavação do Templo de Salomão em Jerusalém, os Cavaleiros Templários descobriram cofres dos artefatos escondidos e pergaminhos que descreviam as ciências alquímicas da geometria sagrada e da arquitetura e sua relação com o som, astronomia e genética. Relíquias sagradas também se diz que foram encontradas, incluindo a Arca da Aliança, o Santo Graal, e os segredos relacionados com Maria Madalena e uma linhagem de Santos.[3]

Inspirados por este material, as grandes catedrais góticas, incluindo Chartres, Notre Dame, Salisbury, St.Denis e Cluny, foram projetadas e construídas utilizando os princípios da geometria sagrada e acústica harmônica.

Cantar e turnos Milenar

A música sacra e canto é sempre com a gente. Mas surge em sua popularidade ocorrer no milenares  pontos de viragem crucial. Isto foi assim durante o início do primeiro milênio, no início do Cristianismo, e durante a época dos romances do Graal, que começou por volta de 1000 dC. E hoje, como se forjar um novo paradigma e escrever o script "para os próximos mil anos, cantando mais uma vez entram em destaque.

A arquitetura sagrada empregada nas catedrais medievais refletidas em propriedades acústicas específicas que foram favoráveis à rondas constantes de coros perpétuos mantido pelos monges.

O autor John Michell, que pesquisou a tradição de "coros perpétuos" na Grã-Bretanha antiga, relata que esses corais foram mantidos em pelo menos três locais: Glastonbury, Stonehenge, e Llantwit Major no País de Gales. Juntos, esses locais formam a borda de um círculo na paisagem, com o centro em um local chamado Whiteleafed Druid - velho carvalho.

Michel descobriu que estes locais sagrados eram eqüidistantes uns dos outros, e que suas posições individuais corresponderam aos pontos de nascer e proporções sagradas.[4]

Da mesma forma, locais sagrados de outras culturas também foram estabelecidas em relação geométrica entre si, e foram mantidos com música sacra e canto, sincronizado com as estações e os ciclos cósmicos.

Emoção, Som e Forma

A ciência está apenas agora começando a descobrir essas inter-relações do som e da matéria.

O lançamento da nova ciência da cimática, pelo pesquisador suíço Hans Jenny (1904-1972) e experimentos mostrando que os pós-inertes, pastosos e líquidos, quando animados por sonoros, sons puros  formam os padrões de fluxo espelhando aqueles encontrados na natureza, arte, e arquitetura. Ele mostrou que houve uma correlação entre o som e a forma - que, com efeito, a matéria do universo é uma manifestação física da vibração.

E como vários artigos na Spirit of Ma'at relataram, o Dr. Masaru Emoto provou repetidas vezes, através de fotografar cristais de água, que existe uma correspondência entre o pensamento geométrico e as emoções humanas e a forma muito da matéria que nos rodeia.   Emoto demonstrou nas águas "tratadas" com o amor ou uma bela música, como sofre mudança molecular em bonitas, harmoniosas formas geométricas. E o mesmo acontece no sentido inverso: o caótico ou "pensamento" negativo e emoção negativa causam nos cristais de água que tornam-se informes e desagradáveis.

Essas idéias são reflexos dos princípios modernos intemporal conhecidos a todas as culturas antigas e indígenas.

Como Yellow Billy, um xamã de medicina Navajo, resume: "Nossa tarefa é canto do mundo, cantar a beleza. O mundo é um reflexo do nosso canto."

Fonte: 

Solange Christtine Ventura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo ao Sol Interno, agradecemos seu comentário.
Gostou deste Blog? Ajude-nos a divulga-lo.

Obrigado

Namastê
FIAT LUX
PAX

MMSorge

Se o amante se lança na chama da vela e não se queima,
ou a vela não é vela ou o homem não é Homem,
Assim o homem que não é enamorado de Deus
e que não faz esforços para o alcançar não é Homem.
Deus é aquele que queima o homem e o aniquila
e nenhuma razão o pode compreender.

Mawlana Rumi - ' Fihi ma fihi'

Por Amor

Por Amor
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

... És precioso aos meus olhos. Troco reinos inteiros por ti...

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

"Nem Cristão, Judeu, ou Muçulmano,

nem Hindu, nem Budista, Sufi ou Zen.

Nem uma Religião ou Sistema cultural.

Eu não sou do Oriente nem do Ocidente,

nem dos oceanos nem da terra,

nem material ou etéreo,

nem composto de elementos.

Eu não existo..."


Mawlana Jalaluddin Rumi